Dedilhado para iniciantes do violino

Onde colocar os dedos sobre o violino - para iniciantes.







Você pode clicar sobre a posição do dedilhado acima para ouvir a nota correta. No violino, deslize o dedo para cima ou para baixo lentamente até que ele fique com o som semelhante a da nota aqui. A mão esquerda é usada para pressionar sobre as cordas. O berço do braço do violino fica entre o polegar e o dedo indicador, utilizando o polegar para suportar o peso do violino.

Dedo 1.
Dedo indicador.

Dedo 2.
Dedo médio.

Dedo 3.
Dedo anelar.

4 º dedo
Dedo mínimo.

29 comentários:

  1. Muito bom, perfeito,sou janielson estou aprendendo musíca graças a esse site, tenho 6 anos de teoria musical, mais esses métodos e a elaoração desse site é otima, tanbem tive dificuldade para encontrar professor,gostaria de falar com o autor do blog meu email é janielson_Santos@hotmail.com estou cursando técnico em administração no CENTRO PAULA SOUZA, não tenho muito tenpo é uma pena mais sempre que tenho reviso o detilhado consegui memorizar,faço ensino médio tanbem.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o melhor blog de violino que já encontrei. Completo com escrita fácil e fácil interpretação.
    Excelente.

    ResponderExcluir
  3. E para quem é canhoto ... ? Como faz?
    abraços
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dedilhado está correto, é que não está mostrando os acidentes(sustenido/bemol), a regrinha é básica, numa escala sem acidentes(dó maior) é só lembrar que o mí é colado com o fá e o sí é colado com o dó, então os dedos tem essa separação, quando vc for tocar o dó, o dedo é juntinho com o sí e o fá também, exemplificando, na corda mí, o primeiro dedo deve estar juntinho da pestana para fazer o fá, porque o fá é juntinho do mí na escala, se vc subir o primeiro dedo como vc faz no sí na corda lá, vc estara fazendo fá sustenido. Lembrando, dedos separados, dedos juntos só sí e dó, e mí e fá, abraço! zeupc@hotmail.com professor de violino.

      Excluir
  4. Ótima pergunta Ricardo...
    Eu recomendo você tocar da maneira clássica mesmo, será mais fácil ao ler conteúdos sobre violino ou aprender a postura.
    Mas se não der certo procure um luthier, e peça para ele fazer uma queixeira invertida...inveta também o encordamento, e adapte a espaleira da maneira mais confortável possível, com muito treino conseguirá tocar qualquer coisa...
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Esse Dedilhado está errado

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, parabéns pelo blog, é simplesmente perfeito! Louvável você se dispor a passar um pouco do que sabe ao pessoal que está começando.

    ResponderExcluir
  7. Sim, o desenho do dedilhado está errado, mas o exercício é só para treinar o ouvido...afim de pressionar o local certo no violino...ok?

    ResponderExcluir
  8. kara muitos elogios a vc... parabés mesmo vc não tem ideia da ajuda que vc está me dando. ei depois quero flar com vc e ver a possibilidade de eu postar algumas coisas do seu blog la no meu blog tbm... meu email é isaacalves_porto@hotmail.com vlw kra

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa de montar este blog. Ele é muito bom!!!!
    Estou começando a prender violino agora(pela internet, pois em minha cidade não tenho professor). Tenho 14 anos, toco violão desde os 7 anos e saxofone, clarinete , teclado e requinta desde os 10 anos. Como já tenho uma noção bem avançada de solos no vilão, acho que decorar as escalas no violino é fácil, mas ficou um pouco implícito para mim sobre este instrumento o que diz respeito às arcadas.Gostaria de saber se você pode me dar uma instrução sobre:
    _Já vi e memorizei todas as técnicas, mas, emfim, e se eu pegar uma partitura que não tem os símbolos indicando, como devo fazer com o arco? Devo tocar aleatoriamente?
    _Outra coisa, o meu som sai um pouco estranho quando mudo de notas, dá um som heinnnnnnnnn...O que você me aconselharia a fazer? (Lembrando que o violino está afinado, eu mesma o afinei, pois tenho uma boa percepção musical ).
    Por favor, me ajude, quero muito aprender violino e preciso desta informação.

    ResponderExcluir
  10. Conheci esse blog agora gostei muito

    sid-aw@ig.com.br vc esta de parabens um abraço Sidnei

    ResponderExcluir
  11. Partituras especificas para violino carregam símbolos para os violinistas poder movimentarem juntos o arco. Entretanto notas com ligaduras vc faz na msm arcada, ou colcheia+semicolcheia, vc executa com o msm sentido de arco, notas mais longas(se não tiverem ligadas) execute dividindo as arcadas...ok?
    Para evitar o som desagradável, tente pressionar um pouco o arco contra as cordas ok?
    Leia os métodos Schmoll e técnicas para arcos...

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, me formei em canto e toco violão, sou apaixonada por violino e quero muito aprender um pouco, vc acha q terei facilidade em aprender??Ainda não tenho o instrumento e quero comprar um, mas tenho medo q eu não consiga aprender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, mas é claro que vc consegue, Benisleny! O primeiro passo pra se aprender um instrumento é pégá-lo em mãos, senti-lo, e, no meu caso, enchê-lo de beijinhos e rezar cinquenta mil vezes a mais pra que seus dedos aprendam a se mover por todas aquelas cordinhas! kkkkkk brincadeirinha! Maas, voltando ao assunto, tenha confiança em si mesma e... Ei, to vendo que seu post é de 2012! Então... Espero que vc esteja indo bem, pois eu acabo de começar. Meu sonho é tocar em uma orquestra, mas tenho 15 anos! O.O. Façamos o seguinte. Eu não paro. Vou dar meu melhor. E vc... Faça o msm! Bjbjbj Beni!

      Excluir
  13. Nossa , obrigado , Parabens ! isso é d+

    ResponderExcluir
  14. Sou maestro de uma Banda Marcial, estudo musica há 18 anos, meu instrumento é trompete mas também leciono naipes de madeira, há poucos dias resolvi inovar e partir para o aprendizado das cordas e percebo que as tecnicas descritas enste blog são perfeitas, além de possuir didatica exepcional para iniciantes, parabéns pela iniciativa.

    Oziel

    ResponderExcluir
  15. parabens vei
    chamei um profissional q estudou numa escola de musica
    e ele aprovou o seu conteudo

    ResponderExcluir
  16. gostei do site você pode colocar umas teorias para iniciantes?
    espero respostas

    ResponderExcluir
  17. Parabens por este blog, onde esta ajudando muitas pessoas, tanto nas congregaçoes como em outras denominaçoes tambem, eu tenho que aprender muito, pois sou novo de musica e nao sei praticamente nada, mais com a fé em Deus e com a ajuda Dele, e claro nao esquecendo das pessoas marcantes que sempre ajudam a nós. Obrigado a voce, e outros que colaboram pra nos ajudar.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo site. Há quase 50 anos que não toco violino. Depois de ver este site me deu uma vontade danada. Vou comprar um violino pra matar a saudade.

    ResponderExcluir
  19. Há quase 50 anos que não toco violino. Ao ver este site me bateu uma saudade danada. Vou comprar um violino pra matar a saudade. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Ola me chamo Andreia, sou saxofonista (ñ profissional)
    meu sonho é aprender violino mas sou canhota tem algum problema nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii gatta tbm não sou profissional mas toco a 6 anos
      e não tem problema de ser canhota

      Excluir
  21. Oi gostaria de saber se pode fazer decoupage no violino se não estraga o verniz? queria personaliza-lo com alguns desenhos mas tenho medo,, me ajude por favor

    ResponderExcluir
  22. ola sou a bea f. e tenho 10 anos e ja toco á 4 anos

    ResponderExcluir
  23. não faz diferença quem é canhoto por isso nao precisa mudar as cordas do violino de qualquer maneira tera dificuldades ao dedilhar as cordas com a outra mão, o negocio é treinar, como estou fazendo pois tbm sou canahoto

    ResponderExcluir
  24. adoro toca violino ate memso que faz 6 anos que too e tenho 14 anos
    de idade e ja tomeii miinha decisões vou ser uma violinista pro resto da miinha
    viida eu adoro toca violino eu ate mesmo me sinto outra pessoa tocando pois não
    tenho nada pra dizer pois realizeii meus sonhos ... bjss a todos que gosta de toca e acradeço muito o domo desce blog
    vooc esta de parabens ... *-*
    EU ME CHAMO :Gabrielly

    ResponderExcluir